1.1. Identificação do problema e análise das necessidades

 

         Quando nos foi pedido que escolhêssemos um tema para desenvolver um projecto ao longo de todo este ano lectivo, o nosso grupo optou por Medicina Natural e Alternativa, pois pensamos que, mais do que um tema interessante, este assunto deve ser partilhado.

 

        E PORQUÊ?

          Porque, infelizmente, vivemos numa sociedade que se adoece a si próprio, ou seja, com todos os encargos que cada pessoa tem, para além de todos os problemas associados a crises económicas, por exemplo. Como tal, aparecem as depressões, as crises de stress, entre outras doenças de foro neurológico, digestivo, etc.

        Normalmente, quando tais doenças aparecem, a sociedade actua de uma de duas possíveis formas: ou se "deixa andar" e vai aguentando os efeitos de tal desleixo, ou consulta um médico e leva para casa uma quantidade enorme de medicamentos a tomar. Mas os medicamentos são feitos à base de substâncias químicas, substâncias essas que podem trazer efeitos secundários aquando da sua toma.

        Tudo isto mostra, também, uma ATITUDE POUCO PREVENTIVA!

 

        A SOLUÇÃO

        Contrariamente à Medicina Convencional, a Medicina Natural opta pela prevenção e, quando tal já não é possível, encontra o tratamento em substâncias puramente naturais ou em terapias alternativas (como acupunctura, hidroterapia,...) que não comportam quaisquer efeitos secundários para o indivíduo.

 

Então, não será melhor optar por algo diferente e que nos proporciona o maior bem-estar?