7.2. Notas Finais/Auto-crítica/Comentários/Observações

 

        Independentemente da natureza de uma tarefa, ou do tempo em que a realizamos, é importante manter uma visão crítica quanto a tudo o que foi alcançado (ou falhado após tentativa). Dito isto chegou a altura de analisar o esforço desenvolvido ao longo deste ano lectivo, ainda que não tenha terminado por completo, no que concerne ao nosso Projecto desta disciplina.

        De facto, há a salientar a motivação dos alunos que constituem este grupo, que conseguiram desde o primeiro dia alcançar os objectivos que lhes foram propostos. Para além disto, há ainda a considerar a pesquisa de informação, o tempo “perdido” para a formatação do website/blogue e ainda as mais variadas situações que foram, por vezes, surgindo. Porém, nem sempre a vontade e empenho são recompensados, e não foram poucas as vezes em que o esforço esbarrou com a falta de informação, ou melhor, de conteúdo disponibilizado por fontes seguras nas quais podemos confiar. Em vez disto, apenas surgiam blogues e sites produzidos por independentes, sem grande experiência ou creditação visível na matéria.

        Foi notório também um problema ao nível das fontes de informação, surge também a questão da enorme abrangência do tema em si, que dificulta a selecção de assuntos a tratar e torna muitas vezes abstracta a pesquisa. Para além destes factos, principalmente neste último período foi notória a falta de tempo (o último período era pouco mais de mês e meio), de tal forma que foi necessário abdicar da palestra que estava prevista para o Dia do Projecto, bem como a segunda actividade de investigação (que estava planeada desde o início do ano lectivo).

 

Em suma:

apesar do interesse do grupo pelo tema, que aliás foi o que motivou a escolha do mesmo, se nos fosse dada a oportunidade de voltar ao primeiro período, à escolha de temas, certamente optaríamos por outra via, já que a Medicina Natural e Alternativa, como acima referido, apresenta-se-nos como algo muito abrangente e pouco objectivo, sendo difícil seleccionar a informação de modo a transmitir credibilidade ao tema. Isto dificulta a realização de determinadas tarefas, o que não aconteceria num tema mais específico.

  

        No entanto, o “saldo” do trabalho desenvolvido é positivo, quanto mais não seja pelo conhecimento e discernimento que adquiridos aquando da sua elaboração. Estamos prestes e ingressar na universidade e é deveras produtivo contactar atempadamente com este tipo de actividades.