5.2. Análise dos Resultados

 

        De uma forma geral, analisando os resultados é possível concluir que:

        - A maior parte dos inquiridos sabe o que é a Medicina Natural, ou pelo menos têm uma ideia, mas nunca experimentaram. Porém, a curiosidade que revelam em fazê-lo é expressa por uma grande maioria.

        - Os inquiridos entendem perfeitamente, salvo excepções esporádicas, os ideais em que se baseia a Medicina Natural para tratar os diversos problemas de saúde que consegue abranger. Ainda assim, gostariam de estar melhor informados sobre este assunto.

        - As práticas mais reconhecidas pelos alunos que participaram no inquérito são a Acupunctura e a Hidroterapia, talvez por estas serem as mais abordadas nos meios de comunicação actuais. Em oposição, as menos populares são a Moxabustão e a Fototerapia.

        - Nenhum dos inquiridos sabe onde é possível obter formação na área, pelo menos em Portugal. A par disto, cerca de dois terços nunca assistiu a nenhuma sessão de tratamento, nem ao vivo nem através de outro meio de comunicação.

        - A grande maioria das opiniões acerca da Medicina Natural e Alternativa (resposta à questão aberta) revela que esta prática ou conjunto de práticas é considerada uma boa alternativa à medicina convencional, na medida em que não são usados medicamentos ou substâncias químicas proporcionando poupança a nível financeiro, evita confusões (deslocações entre médicos e clínicas, por exemplo) – portando, a nível temporal, e favorece ainda a ausência de efeitos secundários indesejáveis.